Píer estava iluminado no momento de colisão com lancha na divisa de MG e SP, diz Defesa Civil de Rifaina
22/02/2026
(Foto: Reprodução) Defesa Civil afirma que tinha luz no píer que a lancha bateu
A Defesa Civil de Rifaina (SP) informou neste domingo (22) que imagens feitas após o acidente com uma lancha na divisa com Sacramento (MG) mostram que o píer em que a embarcação bateu estava iluminado na noite de sábado (21).
Seis pessoas morreram, entre elas uma criança de 4 anos e a mãe dela. A lancha levava 15 pessoas para uma casa em um condomínio à beira da represa de Jaguara, no Rio Grande, onde o grupo estava hospedado.
"A princípio, pelo local, quando a gente vê algumas fotos, o píer estava iluminado, sim. Havia iluminação, mas diz que chovia no momento da ocorrência, por volta das 22h", diz o coordenador do órgão, Alcides Diniz dos Santos.
Clique aqui para seguir o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Apesar disso, sobreviventes do acidente disseram aos socorristas que a estrutura estava totalmente apagada.
O dono do píer não estava na propriedade no momento.
A Polícia Civil de Sacramento instaurou inquérito para apurar as causas do acidente.
Procurada para comentar as regras envolvendo píeres em áreas de rios, a Marinha não comentou o assunto até a última atualização desta matéria.
Lancha batida contra um píer no Rio Grande entre Rifaina e Sacramento
Lindomar Cailton/EPTV
Alcides informou que a Defesa Civil foi acionada por volta das 22h11 e chegou com a Guarda Civil Municipal (GCM) ao local antes do Corpo de Bombeiros. Segundo o coordenador, as equipes constataram os seis óbitos no local.
"A nossa equipe tentou ainda desvirar a embarcação que estava com três pessoas dentro. Depois foram chegando mais voluntários, mergulhadores, proprietários de embarcações que estavam no entorno daquela região."
Fiscalização
Segundo a Defesa Civil de Rifaina, a represa de Jaguara banha a divisa de Minas Gerais e São Paulo. A responsabilidade pela fiscalização náutica é da Capitania Fluvial do Tietê-Paraná. Todo o trabalho de regulamentação dos pilotos deve ser acompanhado pelas equipes da Organização Militar de Barra Bonita.
Alcides afirma que as equipes das regiões de Rifaina e Sacramento ficam por conta dos serviços que dizem respeito aos banhistas. Segundo ele, os guarda-vidas da cidade atendem somente no período diurno.
Veja o momento do resgate das vítimas:
Vídeo mostra o resgate das vítimas de acidente com lancha na divisa entre MG e SP
O coordenador afirma que a Defesa Civil atende as ocorrências de forma imediata em qualquer um dos estados, mas cobra mais ações da Marinha.
"É difícil ver a Marinha aqui, devido aos custos deles virem para cá [Rifaina] devido à jurisdição deles de vários municípios. Então eles vem três ou quatro vezes ao ano, apenas. Quando a Marinha está aqui presente, eu posso ser testemunha. É só os que estão com o documento correto que andam na represa. Os que estão incorretos, nem na represa vão, porque sabem que a Marinha está aí, sabem que estão irregular e não frequentam a represa."
Bar flutuante
Rifaina é conhecida pelo lazer náutico e, segundo Alcides, a região fica bem movimentada nas temporadas de verão, em feriados prolongados e épocas como o Carnaval e o Ano Novo. Um tipo de estabelecimento comum na região são os bares flutuantes.
A lancha envolvida no acidente estava se deslocando de um bar desse modelo, em direção a uma casa na beira da represa, quando bateu em um píer e virou.
Segundo as informações de testemunhas, Wesley Carlos da Silva, que pilotava a lancha, não tinha arrais, a habilitação emitida pela Marinha para conduzir embarcações de pequeno porte.
Vítimas fatais Juliana Fernanda de Oliveira Silva Ferreira e Wesley Carlos da Silva do acidente com lancha na divisa entre MG e SP
Redes sociais
O coordenador da Defesa Civil faz um alerta para as condições do acidente.
"É muito preocupante, a gente sabe que é preocupante, e o que a gente pode fazer como poder público é cobrar das autoridades, principalmente da Marinha do Brasil e da União, uma maior fiscalização.
Arte acidente lancha Rifaina Sacramento
Arte/g1
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
: